Ir direto para menu de acessibilidade.

TCC

Acessos: 207

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) é uma atividade de integração curricular que consiste na elaboração e apresentação de uma monografia no final do curso, abordando temas das diversas áreas de conhecimento em Computação e Informática. Nessa atividade, o discente contará com a orientação de um professor por ele escolhido, com a aprovação da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado Obrigatório (CTES). Essa Comissão atuará segundo normas que constam no regulamento institucional.

As disciplinas de TCC I e TCC II cumprem a importante missão de desenvolver uma sinergia entre os conceitos teóricos, práticos e humanísticos transmitidos ao longo do processo formativo, pois os discentes são induzidos a desenvolverem soluções próprias para os problemas tecnológicos abordados pelo problema escolhido e principalmente contornar e resolver os problemas de cunho humanístico que surgem ao longo do desenvolvimento de um trabalho em grupo de longa duração. Entre estes problemas podemos destacar os seguintes: liderança, ética profissional, aplicabilidade social do projeto, divisão de responsabilidade

O trabalho de conclusão do Curso de Sistemas de Informação tem por objetivo ressaltar a importância dos trabalhos de pesquisa como condição para a conclusão do curso, visando:

•  Desenvolver habilidades de planejamento e de comunicação técnicas;
  • Estimular a prática da pesquisa, evidenciando sua relação com a produção de conhecimentos;
  • Estimular a problematização de questões técnicas e éticas da área de Sistemas de Informação;
  • Desenvolver novas ferramentas e técnicas;
  •  Estimular o espírito crítico e a criatividade;
  • Possibilitar a integração de conhecimentos;
  •  Estimular a importância da interdisciplinaridade na profissão

Para o início da elaboração do seu TCC, o discente necessitará de um professor-orientador e de uma área de estudo. Ambos podem ser escolhidos pelo discente.  Abaixo estão disponíveis as ementas do TCC 1 E TCC 2 :

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Ementa
TCC 1 Trabalhos Científicos: Aspectos conceituais, Tipos e Características. Monografia: Orientação para Elaboração. Projeto Técnico: Orientação para Elaboração.
TCC 2 Variável e dependente do tipo de trabalho