Ir direto para menu de acessibilidade.

Atividades Complementares

Acessos: 37

As atividades complementares são as distintas atividades realizadas pelos discentes ao longo do curso, que complementam sua formação. O discente deverá cumprir ao longo do curso um mínimo de 200 horas de atividades complementares que serão computadas de acordo com o regulamento institucional.

As atividades complementares possibilitam o reconhecimento por avaliação de habilidades e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, hipóteses em que o aluno alargará o seu currículo com experimentos e vivências acadêmicas, internos ou externos ao curso, não se confundindo estágio curricular supervisionado com a amplitude e a rica dinâmica das Atividades Complementares. Deste modo, elas devem estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, contextualização e atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho sendo estabelecidas ao longo do curso, notadamente integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais.

Abaixo está uma tabela das atividades complementares:

Atividade Carga Horária Máxima por Atividade
Eventos técnico-científicos Congressos, simpósios, seminários entre outros. 20h
Estágios extracurriculares Estágios reconhecidos pela Coordenadoria de Curso, com duração mínima de 160 horas de atividades. 80h
Iniciação científica e PET Bolsista ou voluntário de iniciação científica (IC), do programa especial de treinamento (PET) e projetos de extensão. 80h
Cursos Complementares Língua estrangeira; informática; Oratória; teatro; entre outros. 80h
Publicação de trabalhos técnico-científicos Revistas; Jornais; Anais de eventos; entre outros. 30h
Monitoria de disciplinas 80h
Administração Órgãos colegiados; Conselhos; Entidades estudantis; entre outros. 15h
Ações Curriculares Integradas (ACI) Atividades de Extensão e Seminário Integrado.. 50h
Disciplinas Optativas Do próprio curso ou da matriz curricular de outros cursos da UFRA ou de outras IES. CH da disciplina

Faça download desta tabela aqui

OBS: A matrícula em atividades complementares deve ser solicitada ao coordenador do curso pelo aluno.